sábado, 23 de novembro de 2013

Toda Humanidade é hipócrita, afirma Tupiniquincas

Estava eu sentado num banco do Pátio do Colégio, no centro de São Paulo - marco onde Padre José de Anchieta fundou a cidade em 1554 -, laptop sobre o colo, a escrever. Sinto um toque no ombro direito, viro e dou de cara com Tupiniquincas, que me indaga: "O que tanto escreves aí, ó jovem repórter tupiniquim?"

Expliquei-lhe que estava esboçando um post sobre corrupção para o "Notícias Tupiniquins". Revelei que o gancho do meu texto era o fato de que hoje, em terras tupiniquins, estão até prendendo corrupto do alto escalão, a exemplo do caso do mensalão.

Tupiniquincas lançou-me olhar fixo e friamente argumentou: "Filho, és hipócrita! A sociedade é hipócrita. Toda Humanidade é hipócrita! Veja: A maioria vê como corrupto apenas aquele que se beneficia com dinheiro ou benesses, enquanto o corruptor é tão-somente o esperto. Em verdade vos digo: O corruptor é tão CORRUPTO quanto o corrompido! E atire a primeira pedra quem nunca pagou uma propininha para facilitar alguma coisa.

Tive de concordar com Tupiniquincas e fiquei de levar em conta suas considerações para elaborar este post.

Paulo Coutinho e Tupiniquincas
23/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário