sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Paulo Coutinho e seus heterônimos


Estava devendo para vocês esse texto explicativo sobre de onde surgiram os profetas Tupiniquincas e Tupiniqueas. É simples: eu sou um ortônimo, criador de heterónimos, como bem elucida o verbete abaixo, retirado da net. 
Estátua viva representando o escritor português Fernando Pessoa, o ortônimo  mais famoso que eu conheço.

Dou vida a Tupiniquins e Tupiniquincas, porém eles têm personalidades próprias, que podem ser consideradas facetas da minha própria. Tupiniquincas tem o perfil bem definido do profeta do caos. É sempre pessimista e catastrófico.  Já Tupiniqueas é mais positivo e acredita na bondade e na capacidade regenerativa do ser humano. O ponto em comum entre nós três está no olhar agudo e crítico sobre a sociedade brasileira e, em especial, a paulistana. Divirtam-se caros leitores, pois eu estou me divertindo muito com tudo isso.

Paulo Coutinho, o ortônimo
15/11/2013





Heteronímianota 1 (heteros = diferente; + ónoma = nome) é o estudo dos heterónimos, isto é, estudo de autores fictícios (ou pseudoautores) que possuem personalidade. Ao contrário de pseudônimos, os heterônimos constituem uma personalidade. O criador do heterônimo é chamado de "ortônimo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário