quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Surpresa em Americanópolis

    Hoje acordei disposto a arrumar um encaminhamento para  meu pai no Instituto Cardiológico Dante Pazzanese. um complexo especializado nessa área, no bairro do Ibirapuera. E como tudo em matéria de serviços públicos é preciso antes saber o "caminho das pedras", apurei que o encaminhamento é feito por médico, em consulta eletiva, na UBS - Unidade Básica de Saúde que atende o CEP onde você mora. No meu caso é a UBS Dr. Geraldo, encostado ao Corpo de Bombeiros do Jabaquara. E quem me deu algumas dessas preciosas informações foi a Erika, uma atendente do AMA americanópolis. Foi uma grata surpresa ser tão bem atendido logo pela manhã por uma funcionária pública de uma área tão criticada pela população quanto a de saúde.

Em resumo, Erika me explicou que as AMAs são Ambulatórios de Pronto Atendimento que atendem em regime de urgência, sem hora marcada, e não tem essa, como nas UBSs, de só atender moradores da área que abrangem, ou seja, o paulistano pode ser atendido em qualquer AMA da cidade, bastando para isso apresentar seu cartão amarelo do SUS e um documento de identidade. Aliás, é muito bom ter esse cartão, também, para poder retirar medicamentos gratuitamente, receitados por médico da rede pública ou particular. Há até algumas farmácias do SUS que fornecem certos medicamentos de alto custo,mas os de uso contínuo, como os para pressão alta, diabetes  e colesterol podem ser facilmente encontrados em qualquer uma elas. Todo mês eu retiro 42 drágeas de omeprazol, para o meu estômago e 60 comprimidos de AAS 100mg, para a circulação. Taí, uma coisa bacana oferecida pela saúde pública, além, claro, de pessoas como a Erika, que faz seu serviço melhor que muita gente que atua na rede privada, dos caros e muitas vezes ineficientes planos de saúde, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário