Você que me acompanha sabe que uso sim serviço público de saúde e defendo que há muita coisa boa por aí. O acesso nem sempre é fácil, porque a burocracia continua brava nesses locais. Eu e meu pai percorremos mais uma etapa hoje, no objetivo de conseguir um encaminhamento para o Instituto Cardiológico Dante Pazzanese, um serviço de excelência gerido pelo governo do Estado de São Paulo. Depois conto todas as etapas para vocês, num próximo texto. A tarefa de hoje era acompanhar meu pai que foi realizar um ecocardiograma num outro serviço de saúde do Governo do Estado, o Ambulatório Médico de Especialidades -AME Luiz Roberto Barradas Barata, no bairro de Heliópolis - um pouco longe do Jabaquara, mas o SUS é assim mesmo, ter o serviço até tem, mas nem sempre é pertinho da sua casa. Felizmente era um trajeto propício a se fazer de transporte público. Fomos de carro até o metrô Jabaquara, embarcamos no metrô rumo estação Ana Rosa, nesta fizemos a baldeação para a linha verde e nela seguimos até a estação Sacomã. Aqui, a grata surpresa foi haver transporte gratuito para a AME, que mantém frota de micro-ônibus com ar condicionado para fazer o traslado de seus pacientes entre Metrô e a unidade, ida e volta, sem filas ou demoras.
Já na unidade, impressionou o tamanho e estrutura do prédio, situado na Avenida Almirante Delamare, 1534. Neste endereço são realizados consultas e exames. Mas nós fomos lá só para o exame mesmo, o médico do meu pai atende numa UBS da Água Funda, este um bairro mais próximo do nosso.
Limpeza impecável, aparente bom número de funcionários, senhas eletrônicas, a primeira impressão foi muito boa, nem parecia se estar dentro de um órgão público.
Tudo muito bom, mas o exame do meu pai atrasou um bocado. Marcado para o meio-dia, só foi chamado para a sala de procedimento passadas as 14h. Paciência - o fundamental para se utilizar desses serviços é mesmo paciência. O legal é que já viemos com o envelope com as imagens do exame. O laudo médico eu baixo amanhã na internet!! Pois é, o SUS está pondo resultados de exames na net, coisa que muitas empresas privadas bacanas demoraram bastante para fazer ou ainda nem fazem.
O balanço final que eu e meu pai fizemos foi muito positivo. Como eu disse ontem, tudo que o consumidor/contribuinte/cidadão quer é ser tratado com respeito. dedicação e eficiência. Descer do metrô e se deparar com transporte refrigerado e confortável oferecido por um serviço público de saúde, sempre tão malhado e famoso pela má qualidade, só pode ser uma agradável surpresa. Quando embarcamos nesse pequeno ônibus, até brinquei com meu pai: "Pai, diz aí, quantas vezes o seu convênio médico particular ofereceu condução assim para o senhor fazer uma consulta ou exame?". Ele só sorriu de volta, como que concordando comigo que entrar num micro-ônibus refrigeradinho, neste calor paulistano de mais de 30º, era um mimo e tanto, ainda mais partindo de quem? Do Governo do Estado. hehe
Paulo Coutinho, pai e filho
14/jan/2014
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