quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Brasileiro SEMPRE entra pelo cano

Dos pampas no extremo sul do país  à vastidão da Amazônia, passando pela rica região Sudeste, um traço comum que reforça a unidade nacional é a dificuldade encontrada por boa parte da população para usufruir de direitos e serviços prestados pelo poder público em todos os níveis.  todo início de ano , por exemplo, se ouve falar de pais encontrando dificuldades para matricular seus filhos emescolas de prefeituras em todo o Brasil. Parece mesmo que brasileiro nasceu para "entrar pelo cano". Mas, literalmente, como esses pais de crianças de Manaus, capital do Amazonas, que passaram noites dormindo dentro de manilhas de esgoto para garantir vaga para seus filhos, parece ser inédito.
Para garantir vaga escolar para seus filhos, dezenas de manauaras passaram noites dentro de canos de esgoto - felizmente SEM esgoto

         A Prefeitura se defende explicando que não há necessidade disso, pois oferece inscrição via internet e há vagas para todo mundo. Os pais rebatem dizendo que o sistema eletrônico não funciona bem e que, quando a Prefeitura diz que há vagas para todos, significa que essa vaga pode ser em um bairro muito distante, cujo transporte se torna muito dispendioso, o que inviabilizaria a continuidade de estudo do seu filho.

       Agora o repórter propõe um exercício de dedução: Se as coisas estão assim na capital, imaginem o que deve ser para um pai matricular e manter um filho na escola nos mais distantes rincões da selva Amazônica? 

 Paulo Coutinho,
9/jan/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário