segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Passeio pela Estação da Luz

Conforme prometi, aí vai o registro de meu passeio pela Estação da Luz com minha filha Renatinha, autora das fotos abaixo. Durante nossa visita, fui explicando a Renata a história que sabia daquilo. Mais ou menos o seguinte: A partir de meados do século 19, anos mil oitocentos e pouco, os ingleses vieram para o Brasil para construir linhas ferroviárias. Em contrapartida da construção dessas vias, ganharam o direito de explorá-las comercialmente por prazos que chegavam a 100 anos. A estação da Luz faz parte da antiga SPR - São Paulo Railway. Ao fim de um século, por volta dos anos 1950, a ferrovia passou a ser controlada pelo governo brasileiro (não sei se já de cara pela administração paulista ou não) e passou a se chamar Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Tentei explicar para a Renata como aquela estrada de ferro foi importante para o desenvolvimento do Estado, tendo sido utilizada para o escoamento do café e outros produtos agrícolas do interior direto para o porto de Santos. Depois veio Juscelino Kubitschek, nos anos 1950 e sua fixação por abrir estradas e fabricar caminhões, transformando nosso Brasil num "país rodoviário". Comentei com minha filha que perdemos tempo e desperdiçamos todo um legado constituído pelos ingleses, numa época em que os combustíveis fósseis são os grandes vilões do planeta.
Do mezanino da estação é possível ver detalhes e a grandiosidade da estrutura metálica e da arquitetura em estilo inglês. Foi a Inglaterra que implantou essa via férrea, com trilhos, trens e estações, ainda no século 19.

O prédio da Estação da Luz é riquíssimo em detalhes da arquitetura inglesa do século 19



Os trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) melhoraram bastante nos últimos anos. Hoje estão bem próximos ao do metrô emnível deconforto - para o bem e para o mal.

Detalhe da decoração interna da Estação da Luz

Uma das portas da estação com seu tradicional relógio

Fachada do imponente prédio se destaca no centro de São Paulo


Paulo Coutinho,com fotos de Renata Coutinho
04/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário