quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra

Zumbi foi o líder do mais famoso e importante quilombo do período colonial da História do Brasil, o Quilombo dos Palmares, formado por quilombolas, escravos fugitivos das fazendas das Capitanias da Bahia e Pernambuco. Esse Quilombo ficava localizado em Penambuco, na região da Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares era composto por vários mocambos (núcleos de povoamento). Os principais foram: Subupira, Macaco e Zumbi. De acordo com historiadores, o Quilombo de Palmares atingiu população de 15 a 20 mil quilombolas na segunda metade do século 17. Essa Época foi o auge deste quilombo surgido no final do século 16.

Considerado uma ameaça à organização política e social da Colônia, o governo colonial organizou várias expedições para reprimir e dominar o Quilombo de Palmares.
Porém, os colonizadores só conseguiram acabar com o Quilombo dos Palmares em 1695, após a investida militar do bandeirante Domingos Jorge Velho.
Assim, em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi emboscado e morto.

Zumbi, um ícone da liberdade tupiniquim
Por esse motivo, todo dia 20 de novembro  comemoramos o Dia da Consciência Negra. A data é uma referência e homenagem à Zumbi dos Palmares e a todos os negros que resistiram bravamente à escravidão.

Paulo Coutinho, tupiniquim resgatando a memória nacional
20/nov/2013

Um dos inúmeros livros que ilustram e contam a vida deste herói



Nenhum comentário:

Postar um comentário