Após escrever o último post, meu amigo Alexander me ligou e surgiu a oportunidade de irmos hoje mesmo à exposição "Cazuza Mostra Sua Cara", no Museu da Língua Portuguesa, aqui em Sampa. Ir num evento desses, de graça, é uma dessas coisas que me enchem de satisfação de viver nesta cidade. Sim, porque o radar tupiniquim faz críticas do que anda mal por aqui, mas também detecta muita coisa boa que há para os paulistanos. E a vida cultural daqui, junto com a gastronomia, são dois motivos de orgulho.
Cazuza faz parte da minha vida, meus bons tempos de estudante de jornalismo na FIAM/FMU. Reviver essa época ao som de Barão Vermelho, conhecendo histórias de seu líder, foi muito emocionante. Tem inclusive videokê, com músicas do poeta para cantar. Até nos banheiros com portas de estúdio, a prova de som, o visitante assiste a vídeos de momentos marcantes do músico, como a apresentação do Barão Vermelho no Rock in Rio de 1985.
Também estão expostos objetos pessoais de Cazuza, como seu All Star branco de cano alto, pente, escova de dentes etc. Gostei bastante também da sala de vídeo com depoimentos de amigos e parceiros do músico, bem como de antropólogos, filósofos e sociólogos, analisando o papel contestador do jovem Cazuza, em época de plena ditadura militar.
Enfim, essa exposição é um justo tributo a Cazuza e o pessoal do Museu está de parabéns ao oferecer material tão rico sobre o artista.
Paulo Coutinho, garimpeiro das boas coisas de Sampa,
22/out/2013
Serviço
Exposição Cazuza Mostra Sua Cara
De 22/10/13 a 23/02/14
O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz - fácil acesso pela estação de metrô do mesmo nome. Informações pelo fone (11) 3322-0080.
Nenhum comentário:
Postar um comentário