quarta-feira, 9 de abril de 2014

Reflexões de e sobre Heráclito


     Dia destes, o amigo Alex evocou Heráclito, o filósofo do fogo, que muito questionou a vida e o mundo em seu tempo, quatro séculos antes de Cristo. O amigo se referia a uma das mais célebres frases do filósofo:

“Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio.”

     Esta frase é emblemática da ideia central do pensamento de Heráclito, para quem na vida tudo está em movimento e permanente mudança, a ponto de um rio que você atravessa na ida já não ser o mesmo quando você passa na volta.

    Comentando essas coisas com Tupiniqueas, que veio regularizar seu título de eleitor aqui no Jabaquara, o profeta, que andava meio sumidão, lembrou de outra frase de Heráclito que reforça minha leitura sobre o filósofo:

- “Tudo o que é fixo é ilusão.”

E Tupiniqueas foi desfiando sua rica cultura e conhecimento sobre a filosofia antiga, acrescentando outros importantes pensamentos de Heráclito. E eu, que não sou bobo, tratei de ouvir,meditar e aprender com o velho profeta tupiniquim. Eis aí, a sabedoria de Heráclito resumida em dois conceitos seus sobre a conjunção de forças que formam um todo, implícito nas relações pessoais e nas leis da vida e do universo:

"Da luta dos contrários é que nasce a harmonia.”

    Esta, ao que me parece, revela que Heráclito era um democrata, ou quem sabe um revolucionário. Lutaria ele,com certeza, em qualquer debate ou combate dentro do campo da ideias.
 
“Das coisas surge a unidade. E, da unidade, todas as coisas.”

    É, Heráclito certamente tinha a exata noção de que o Homem é bicho essencialmente social. E de que tudo pode mudar quando o bicho Homem está só ou unido.

Paulo Coutinho,
09/abr/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário